Nupejuri

O júri trata da possibilidade de um cidadão acusado de crime doloso contra a vida vir a ser julgado por membros da própria comunidade e não por um magistrado. Trata-se de procedimento próprio no Código de Processo Penal e que desperta grande interesse aos acadêmicos e profissionais.

Desta forma, criou-se o NUPEJURI ( Núcleo de Pesquisa em Tribunal do Júri) como forma de fomentar um espaço participativo de discussões para aprimoramento do estudo prático e teórico do Tribunal do Júri. O grupo está cadastrado e certificado junto ao Diretório de Grupos de Pesquisa do Brasil (DGP/Lattes), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), sob a coordenação-geral do Prof. Dr. Rodrigo Faucz Pereira e Silva.

O NUPEJURI tem como objetivos:

  1. a promoção de estudos sobre a matéria pelas perspectivas do
    (a) processo penal,
    (b) do direito penal e
    (c) de pesquisas empíricas.
  2. o desenvolvimento de estudos sobre o Júri a partir da interdisciplinaridade, principalmente com as Neurociências, Psicologia e áreas afins. 
  3. analisar criticamente sua compatibilidade com a Constituição e o sistema acusatório, de forma a minimizar a ocorrência de possíveis erros judiciais.